Em um cenário de contratação em constante movimento, estratégias de atração de talentos são essenciais. Isso pode ser ilustrado através de relatórios ¹ como o da PwC:
65% das pessoas disseram que estão procurando por um novo emprego.
88% do C-Level diz que estão observando uma rotatividade maior do que o normal.
Esses dados sugerem que as empresas precisam ser mais criativas do que nunca para atrair e reter funcionários ideais. Por meio de uma combinação de marketing, remuneração e, principalmente, cultura organizacional, as empresas podem aumentar a atração de talentos e retê-los como parte de uma equipe de longo prazo e alta qualidade.
Saiba mais sobre a atração de talentos, seus benefícios e como escolher as estratégias certas de atração e retenção de talentos para o seu negócio.
Confira os tópicos aqui:
Atração de talentos: o que é?
Atração de talentos é um método de recrutamento de Recursos Humanos que usa uma combinação de incentivos positivos para encorajar profissionais a se candidatarem. Essa estratégia vem se tornando mais crítica do que nunca, já que eles buscam mais do que apenas um salário. Agora, os funcionários buscam empresas que compartilham seus valores e crenças e investem no desenvolvimento profissional e bem-estar de sua equipe.
Uma estratégia de atração de talentos não é apenas sobre contratar funcionários, mas retê-los. Talentos retidos ajudam uma equipe a desenvolver um nível de longevidade e expertise que é desafiador de atingir com a alta rotatividade. Ou seja, forças de trabalho engajadas aumentam a produtividade e reduzem o custo de contratação, já que menos funcionários estão saindo da empresa.
Empresas empenhadas em atrair talentos precisam estar atentas aos seus concorrentes, elaborando efetivamente o porquê são a melhor escolha para os melhores talentos.
Atrair talentos não é apenas sobre preencher um certo número de funções, é construir uma organização futura. Portanto, sua empresa precisa se importar com seus candidatos tanto quanto se importa com os funcionários. Cada passo que você dá para atrair o talento certo e melhorar a experiência do candidato pode ter um efeito cascata.
“Quando as empresas melhoram a experiência dos candidatos, a disposição dos candidatos em indicar alguém pode aumentar em 30-50%, independentemente de terem conseguido ou não o emprego.”
Kevin Grossman, ERE Media ²
Para que serve a atração de talentos?
As empresas normalmente usam a atração de talentos para combater dois problemas significativos que a área de Recursos Humanos enfrenta: escassez de talentos e dificuldade em contratar novos funcionários. Em outras palavras, as empresas estão olhando além das práticas tradicionais de recrutamento, que focam em preencher vagas abertas com pessoas procurando ativamente por um novo emprego.
Em vez disso, elas buscam criar uma cultura organizacional que atraia os melhores talentos para se candidatarem, mesmo que já estejam empregados em outro lugar. A atração de talentos permite que as organizações encontrem o profissional ideal, incentivando-o a se candidatar e a permanecer a longo prazo.
Quais são os benefícios de investir na atração de talentos?
Investir em estratégias de atração de talentos pode levar uma ampla variedade de benefícios para as empresas. Entre esses benefícios estão:
- Aumento de produtividade: os melhores talentos tendem a ser altamente produtivos, além de incentivar a equipe como um todo a ser produtiva também.
- Oferece acesso a um grupo maior de candidatos de ponta: ao criar um ambiente de trabalho atraente, você chamará a atenção de funcionários em potencial que, de outra forma, não teriam procurado vagas de emprego.
- Cria uma equipe que ajude seu negócio a crescer: uma equipe capaz e qualificada é essencial para desenvolver uma empresa que atinja e supere suas metas.
- Cria um ambiente de trabalho mutuamente benéfico: uma cultura que atrai os melhores talentos e os ajuda a permanecer é aquela em que as pessoas podem usar suas habilidades de forma eficaz para criar um trabalho de qualidade.
12 estratégias para aumentar a atração de talentos na sua empresa
Para implementar com sucesso a atração de talentos, as empresas devem considerar a combinação das seguintes práticas: estratégias de atração eficazes e a construção de uma cultura organizacional centrada no funcionário que chame a atenção dos melhores talentos.
Dessa forma, o método correto para o seu negócio dependerá de vários fatores, incluindo seu orçamento, metas e recursos. A seguir, listamos abordagens que você pode considerar:
1. Crie um processo de contratação simples
Descrições de cargos envolventes e atraentes e processos de inscrição simplificados são essenciais para incentivar possíveis talentos a se candidatarem.
2. Desenvolva uma cultura de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Projetar um ambiente de trabalho flexível e centrado nos funcionários atrai os funcionários. Segundo o Talents Trend 2024, a flexibilidade tornou-se uma prioridade universal
“O desejo por equilíbrio supera as prioridades mais tradicionais, como o interesse pela progressão de carreira, mesmo entre os trabalhadores mais jovens.”
Para entender mais sobre o assunto, conheça o ponto de vista de Gijs Van Delft, CEO Regional da PageGroup (Brasil, Argentina, Chile e Peru):
3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional
Os funcionários valorizam empresas que investem em seu futuro por meio de crescimento profissional e oportunidades de desenvolvimento profissional. É possível implementar essa estratégia a partir de, por exemplo:
- Programas de auxílio-educação;
- Cursos e treinamentos na própria empresa;
- Participação em conferências e workshops.
4. Reserve um tempo para fazer networking com potenciais funcionários
Identificar profissionais que agregam positivamente à sua equipe é um projeto de longo prazo com alto retorno. Uma maneira de fazer isso é pedir indicações a um cliente atual.
5. Fortaleça a sua marca empregadora
A forma como sua empresa se comporta nas redes sociais e durante eventos profissionais, por exemplo, fala diretamente com os candidatos em potencial sobre a cultura organizacional. Ou seja, é importante reservar um tempo para desenvolver estratégias para fortalecer seu employer branding, tornando-o atraente.
6. Ofereça pacotes de benefícios competitivos
Um pacote robusto, que inclui desde assistência à educação até benefícios de bem-estar, demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores, o que pode atrair talentos que buscam mais do que apenas um salário competitivo.
7. Priorize a diversidade e inclusão
Promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo não só atrai uma ampla gama de talentos, mas também melhora a inovação e a criatividade dentro da organização, fortalecendo a reputação da empresa.
8. Crie programas de reconhecimento
Estabelecer mecanismos que reconhecem e recompensam o bom desempenho dos colaboradores pode atrair profissionais que buscam empresas que valorizam seus esforços e conquistas, promovendo engajamento e lealdade.
9. Invista em tecnologias para melhorar a experiência do colaborador
Empresas que adotam tecnologias avançadas para simplificar o trabalho diário e melhorar a comunicação interna atraem talentos que procuram ambientes de trabalho inovadores e eficientes.
10. Ofereça programas de trabalho flexível
Como citamos anteriormente, a flexibilidade no local de trabalho é uma estratégia atrativa para talentos que priorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Desse modo, é possível oferecer opções de home office, trabalho remoto e horários flexíveis.
11. Crie programas de indicação de funcionários
Incentivar os próprios colaboradores a indicarem candidatos qualificados é uma estratégia eficaz para atrair talentos. Dessa forma, é possível oferecer incentivos e recompensas para aqueles que trouxerem novos membros para a equipe.
12. Promova uma política de sustentabilidade e responsabilidade social
Empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social atraem talentos que se alinham com esses valores, especialmente aqueles preocupados com o impacto ambiental e social de suas escolhas profissionais.
Bônus: conte com um parceiro de bem-estar
Promover o bem-estar entre colaboradores é uma iniciativa fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo, sustentável e capaz de estruturar estratégias de atração de talentos. Dessa forma, contar com um parceiro pode ser uma estratégia para alcançar esse objetivo. Com a GoGood, por exemplo, a sua empresa conta com uma plataforma de benefícios de bem-estar completa. Ofereça:
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Referências
¹ PwC Pulse Survey: Next in work
² Recruitment Survey Report: Tactics & Strategies for Winning Hard-to-Find Talent in 2024