É muito comum ouvir as pessoas utilizarem os termos clima organizacional e cultura organizacional como sinônimos, o que é um erro. Quando você não conhece bem esses dois termos, então há o risco de que a sua equipe de trabalho não esteja atuando com o máximo de produtividade e nem entregando os resultados esperados.
Isso porque o clima organizacional precisa ser tratado com a importância devida para garantir que os colaboradores estão satisfeitos, produtivos e motivados no trabalho.
Hoje em dia, já se entende que apenas um bom salário não é mais capaz de reter os funcionários e mantê-los motivados na empresa. Por isso, a compreensão sobre clima organizacional e cultura organizacional e as suas diferenças é essencial. Aqui neste artigo, nós iremos trabalhar sobre os dois termos e você irá terminar este conteúdo sabendo tudo a respeito deles.
Confira os tópicos aqui:
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional refere-se ao conjunto das regras e dos valores que são compartilhados tanto pelos gestores ou pela administração quanto pelos colaboradores de uma determinada organização.
Há quem acredite que essa cultura é o verdadeiro DNA de uma empresa, aquilo que dá identidade ao negócio. Portanto, a maneira como uma empresa apresenta-se tanto para o mercado como para os stakeholders.
Toda empresa precisa ter uma cultura que seja bem estabelecida e estruturada, visto que apenas assim é que os funcionários vão conseguir, verdadeiramente, se identificar com ela.
Sem essa cultura forte, é quase impossível existir um alinhamento real em relação ao comportamento e às atitudes dos colaboradores da empresa. A cultura organizacional também possui uma grande importância para com o planejamento estratégico da sua organização. Afinal, esse planejamento precisa estar sempre bem alinhado com a missão, com a visão e com os valores do seu negócio.
A cultura de uma empresa precisa ser transmitida da melhor forma para o seu público, o interno e o externo, e isso deve ser feito através da comunicação, das atitudes e de padrões estabelecidos.Esses padrões são direcionados às ações como vendas, as parcerias e os relacionamentos da empresa entre os funcionários, com clientes e parceiros.
No momento de fazer a seleção, é essencial que se realize um fit cultural para entender se os candidatos escolhidos estão realmente alinhados com a cultura organizacional da empresa.
Um outro ponto para que os colaboradores estejam bem alinhados com a cultura da empresa é fazer, no processo de onboarding dos novos funcionários, uma etapa para imersão e para capacitação deles sobre a cultura da organização.
A cultura organizacional da empresa irá ser expressa diretamente no modo como os colaboradores lidam com seus clientes, com seus fornecedores e parceiros, bem como em momentos de crises e de oportunidades.
O que é o clima organizacional?
O clima organizacional pode ser considerado como o ambiente que é gerado em uma empresa através das práticas dos próprios colaboradores e que se materializa a partir das atitudes deles para se relacionarem.
O clima de uma organização depende de variados fatores e da importância dada pela empresa para ele.
Existem empresas que sequer sabem o que é clima organizacional ou sabem o que significam, mas não se importam com o impacto dele sobre o ambiente de trabalho.
O monitoramento do clima organizacional é essencial para que se possa entender qual é o nível de satisfação que os funcionários possuem com relação aos mais diferentes aspectos.
É o caso de como eles se sentem com relação ao tipo de liderança, com aspectos financeiros oferecidos pela empresa (como salário e benefícios) e as condições higiênico-sanitárias presentes no ambiente de trabalho, entre outros.
A empresa que realiza uma análise bastante cuidadosa de todos os resultados obtidos através de uma pesquisa de clima organizacional pode entender se ele está sendo positivo ou não para os colaboradores.
Uma empresa com um ótimo clima gera uma maior sensação de bem-estar nos colaboradores, tanto físico quanto psicológico, melhora as relações, aumenta a motivação e a produtividade dos profissionais.
Por outro lado, problemas no clima organizacional podem gerar aumento do estresse, do absenteísmo e turnover de funcionários, bem como ocasionar situações de burnout.
É muito importante que o clima da organização seja medido de maneira periódica, tendo em vista que ele tende a mudar constantemente.
Diferença entre os dois termos
Por tudo o que foi descrito anteriormente, fica fácil entender como clima organizacional e a cultura organizacional diferem entre si.
Entretanto, para ficar mais fácil compreender essa diferença, vamos explicar aqui neste tópico específico.
A questão da adaptabilidade de cada um dos termos explicados é uma das diferenças entre o clima e a cultura organizacional.
Isso porque a cultura de uma organização é mais difícil de ser modificada, visto que ela é algo que vem de cima, ou seja, dos gestores para os colaboradores, ela está relacionada com os direcionamentos que um colaborador precisa seguir.
Além das diferenças descritas acima, na definição de cada um dos conceitos a grande diferença entre cultura e clima organizacional é quanto à sua adaptabilidade.
Sendo assim, não é algo que se pode mudar de um momento para outro, tudo pelo fato de que hábitos e maneiras de trabalhar são sempre adquiridos de uma forma rápida pelo funcionário e passa facilmente de um para outro.
A partir daí, essa cultura organizacional vai se solidificando na empresa e torna-se muito complexo modificá-la.
Com relação ao clima organizacional de uma empresa, o mesmo sofre várias alterações dentro de espaços de tempo bem curtos.
O que ocorre é que o clima encontra-se constantemente exposto aos mais variados fatores que são externos à liderança da organização.
Por isso, ele pode ser impactado de maneira fácil por qualquer mudança que ocorre no meio interno ou externo à empresa.
A relação entre o clima e a cultura organizacional
Apesar das suas diferenças, existe relação entre o clima e a cultura organizacional, e a verdade é que o sucesso de qualquer empresa está diretamente relacionado aos dois.
As pessoas são estimuladas diretamente pelo ambiente no qual vivem, por isso, elas são impactadas por esses dois fatores de uma empresa.
Se um colaborador é inserido na cultura de uma empresa e se identifica com ela, se está de acordo com os valores nos quais ele acredita, se a empresa reconhece os esforços e dá estímulo ao crescimento dele, a tendência é maior produtividade.
Com isso, os colaboradores tendem a entregar o trabalho com uma qualidade maior, por isso mesmo é que as empresas que contam com culturas mais estruturadas e fortes têm resultados melhores.
Além disso, o clima organizacional precisa ser positivo para os colaboradores, ou seja, não adianta a empresa apostar apenas em uma cultura forte: para garantir maior motivação, produtividade e entrega de bons resultados, o ambiente precisa ser agradável.
Conclusão
Como foi visto aqui, o clima organizacional difere-se da cultura em uma organização. Neste texto, mostramos um pouco mais sobre o que é cada um deles e a diferença principal em relação à adaptabilidade às mudanças.
Gostou do artigo de hoje sobre a diferença entre clima organizacional x cultura organizacional?