Como medir o engajamento dos colaboradores no trabalho?

O engajamento dos colaboradores em uma empresa é algo fundamental para que seu negócio possa funcionar de maneira efetiva.

Afinal, todo profissional deve “vestir a camisa” da empresa na qual trabalham, para que possam dar o seu máximo no trabalho.

Ainda que possa parecer um clichê, é fato que colaboradores que encontram-se engajados são um pilar importante para o sucesso de qualquer empresa.

As empresas são feitas pelos colaboradores, por pessoas, e é impossível êxito sem que eles deem o melhor de si no trabalho.

Um maior engajamento dos funcionários no dia a dia do trabalho está ligado de forma direta com uma maior produtividade e, logo, aumento do faturamento e do lucro para a empresa.

Portanto, fica bem claro como que as empresas devem buscar entender se seus colaboradores estão ou não engajados em seu trabalho, realizando a medição disso na prática.

O grande problema é que uma grande parte dos gestores e dos empreendedores não fazem ideia de como é que o engajamento dos colaboradores é fundamental.

Por isso, acabam perdendo muito, ficando para trás dos concorrentes e até enfrentando altas taxas de turnover, o que é sempre um prejuízo ao negócio.

Pensando nisso, resolvemos trazer este artigo falando um pouco mais sobre como profissionais engajados são importantes para sua empresa e como medir esse fator em seus colaboradores.

Vamos lá!

Engajamento dos colaboradores: Afinal, o que é isso?

Antes de nós começarmos a explicar como você pode medir o engajamento dos seus colaboradores no trabalho, é fundamental explicar o que isso significa.

Definir engajamento não é algo fácil porque ele é bem extenso e até mesmo complexo, entretanto, há muitos elementos que são englobados nesse conceito, como empenho, envolvimento e comprometido com o que se está fazendo.

Engajar também significa participar de forma ativa de alguma coisa, ou seja, há como a sua empresa definir o que é o engajamento para si, quais características considerar para isso e para avaliar seus funcionários.

A definição do que é engajar deve passar por uma reunião entre as lideranças para que possa discutir este tema, para que se defina que engajar não é apenas cumprir com metas.

Ele deve estar totalmente adequado com as características e as peculiaridades do seu negócio, considerando as suas condições e a sua realidade no mercado.

Por que o é tão importante ter um bom engajamento dos colaboradores?

Os funcionários que estão engajados com a sua empresa, que vestem a camisa, que trabalham ativamente, possuem uma maior produtividade e, logo, acabam por entregar resultados muito mais satisfatórios.

Por outro lado, se os funcionários não estão engajados com seu negócio, isso se reflete em um trabalho de menor qualidade e até mesmo em sérios prejuízos para o clima organizacional.

De forma resumida, o engajamento dos colaboradores é fundamental porque isso implica em um maior faturamento para sua empresa, em termos de resultado final.

Fora isso, colaboradores mais engajados acabam deixando o ambiente de trabalho bem mais agradável e garantem equipes mais unidas e que atuam de uma melhor forma.

Quais são as características de um colaborador engajado na empresa?

Na verdade, há muitas características que podem ser observadas nos colaboradores que estão engajados com a sua empresa, mas aqui trouxemos aqueles pontos mais importantes;

  • O colaborador apresenta maiores níveis de bem-estar, de qualidade de vida e saúde física e mental, com menos estresse
  • O funcionário é muito comprometido na produção de um trabalho de maior qualidade e contribui de forma ativa para melhorias na empresa
  • Ele é envolvido de maneira ativa com a busca pelas melhores soluções para os seus problemas
  • Ele tende a ficar no trabalho, ou seja, a empresa ganha na retenção de talentos
  • Ele sente mais seguro no ambiente de trabalho

Um colaborador que é engajado sente, de forma geral, o seguinte:

  • Ele está mais confiante sobre a empresa e a respeito das suas lideranças
  • Ele está mais alinhado com os objetivos e os valores do negócio
  • Ele está conectado positivamente com os colegas de trabalho
  • Ele sente-se valorizado e importante no seu trabalho
  • Ele está bem mais realizado em relação às funções que exerce na empresa

Como fazer para medir o engajamento dos colaboradores no trabalho?

Chegou então o momento de responder ao questionamento principal deste conteúdo: como fazer a medição do engajamento dos colaboradores no trabalho?

Bom, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que essa medição não deve ser feita somente pelo “feeling” do gestor.

A medição deve ser feita seguindo alguns pontos que irão permitir aos gestores entenderem exatamente o que está acontecendo na sua empresa.

Vamos ver então, a seguir, quais são as dicas para que essa medição seja realizada da maneira certa.

Realize pesquisas de clima organizacional

A primeira dica para realizar a correta medição do engajamento dos colaboradores no trabalho é fazer pesquisas de clima organizacional.

Essas pesquisas são mais fundamentais para que você possa entender quão engajados os funcionários encontram-se, pois assim é possível saber qual o grande de satisfação deles com a empresa e como eles compreendem a cultura.

As pesquisas devem sempre ser feitas de modo anônimo, ou seja, sem que o colaborador precise identificar-se, pois isso vai permitir que ele seja mais honesto.

Os colaboradores poderão fazer suas considerações sem sofrer com receios ao dar a sua opinião sincera sobre como se sentem.

Algumas dicas de perguntas que podem estar presentes na sua pesquisa de clima organizacional são:

  • O que você mudaria na empresa para ter um ambiente de trabalho melhor?
  • O que é, para você, o mais positivo nesta empresa?
  • Você está totalmente satisfeito com seus líderes e gestores?
  • Qual você acredita ser a sua relevância para o crescimento desta empresa?

Faça uso dos indicadores de produtividade para realizar a medição

Um outro passo importante de como medir o engajamento dos colaboradores no trabalho é utilizar os indicadores de produtividade.

Estes indicadores vão poder ser obtidos por meio de ferramentas específicas de gestão, para que assim seja possível fazer a medição das partes técnicas sobre o engajamento na sua empresa.

Através de softwares ou mesmo de planilhas, você vai poder desenvolver um sistema que vai mostrar o quanto um determinado funcionário dedica-se para realizar as suas tarefas e controlar os prazos.

Isso mostrará como está a produtividade dele, o que nada mais é do que um reflexo direto do seu nível de comprometimento no trabalho.

Com esses dados em mãos, fica fácil realizar uma comparação da produtividade entre seus colaboradores e entender porque certos processos não estão funcionando.

Para que você possa usar corretamente os indicadores de produtividade, entretanto, é fundamental conhecer de perto qual a rotina de cada uma das funções da sua empresa, para assim analisá-la com o gestor das áreas.

Faça uma análise dos índices da sua empresa

Uma outra maneira de fazer a medição do engajamento dos seus colaboradores é utilizar os próprios dados ou índices da sua empresa.

Você deve avaliar os números referentes a atrasos dos colaboradores, ausências justificadas e faltas, para saber quão motivado e comprometido está cada funcionário com o trabalho.

Fora isso, há um outro ponto muito importante que você deve analisar que trata-se do índice de turnover na sua empresa.

Este tipo de índice ajuda a mostrar se as pessoas gostam ou não de trabalhar em sua empresa durante um maior período de tempo.

Para que você possa ter sucesso nas análises desses índices e dados, elas devem ser realizadas de maneira constante e não apenas uma vez por semestre ou por ano.

Mantenha uma comunicação direta com os colaboradores

Uma última dica de como medir o engajamento dos colaboradores é manter uma comunicação direta com eles, ou seja, ter sempre um canal de comunicação que seja aberto para que todos possam expressar-se.

Com isso, vai ficar mais fácil que os seus colaboradores sintam-se bem à vontade para falar sobre como eles veem as funções que exercem, como se sentem sobre os colegas de trabalhos, seus líderes e outros assuntos mais.

Você precisa estar atento para ouvir tudo aquilo que os colaboradores têm a dizer a respeito da sua empresa quanto para entender o que eles não estão dizendo de forma direta.

Tudo isso vai ter, então, um grande impacto sobre a produtividade na sua empresa, visto que a comunicação é capaz de trazer melhorias reais nesse aspecto.

É importante que você mostre aos seus colaboradores que eles podem sim comunicar-se de forma aberta e até mesmo ter um calendário para realizar conversas individuais de modo periódico com cada um deles.

Uma empresa que não foca em melhorar a comunicação com os seus colaboradores acaba sofrendo com impactos negativos na produtividade e no engajamento deles com o negócio.

Conclusão

Como visto aqui, é fundamental que as empresas mantenham seus funcionários engajados no trabalho para que eles possam, assim, dar retornos melhores, sentir-se mais satisfeitos e ajudar seu negócio a alcançar o sucesso no mercado.

Neste conteúdo, trouxemos dicas importantes a respeito de como é possível realizar a medição do engajamento dos seus funcionários no trabalho, para entender o que pode ser feito para trazer melhorias nesta questão.

O que achou do texto sobre como medir o engajamento dos colaboradores no trabalho?

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima