A síndrome de Burnout vem tornando-se um tema mais importante a ser debatido dentro das empresas a cada dia que passa.
Mas ao contrário do que muitos pensam, não é somente no próprio ambiente interno de trabalho que esse problema pode acometer os profissionais.
O home office, cada vez mais comum no mundo pós-pandemia, também pode trazer esse tipo de transtorno para os profissionais.
Os motivos para isso são vários, como não diferenciar seu ambiente de casa com o ambiente de trabalho, a ausência do convívio com outras pessoas e a falta do relacionamento interpessoal.
A partir do momento em que o trabalho passa a “invadir” o lar das pessoas, então determinados ritos comuns são perdidos, como é o caso do horário do almoço, o momento do intervalo ou a “hora de ir para casa”.
Dessa forma, com jornadas mais e mais extensas, sem que o período de descanso seja respeitado e com a hiperconectividade, há um maior cansaço e estresse que gera problemas físicos e mentais aos trabalhadores.
Por isso, neste artigo nós vamos discutir o que fazer para prevenir o Burnout no home office. Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá!
Burnout: Entenda o que significa!
A Síndrome de Burnout, que também pode ser conhecida pelo nome de Síndrome do Esgotamento Profissional, trata-se de um transtorno ou distúrbio emocional que pode resultar de jornadas de trabalho muito desgastantes.
Esse tipo de transtorno pode ocasionar sintomas como estresse excessivo, exaustão extrema e ainda esgotamento físico e mental.
Quando alguém trabalha em um local no qual há um repasse enorme de responsabilidades e funções, em um mercado cada vez mais competitivo, esse profissional pode desenvolver esse distúrbio.
O burnout, entretanto, não está relacionado apenas com as próprias atividades que são desempenhadas pelo profissional em seu trabalho.
O distúrbio também ocorre quando o profissional tem a sensação de que não tem a capacidade para cumprir com aqueles objetivos de trabalho que são considerados mais complicados, mais difíceis.
Portanto, fica muito claro como esse é um tipo de transtorno bastante complexo e que envolve diferentes fatores, o que exige um maior cuidado da empresa e do profissional.
Os principais sintomas que costumam acometer as pessoas que sofrem com o Burnout são:
- Dor de cabeça de modo frequente
- Cansaço físico e mental excessivo
- Dificuldades para concentrar-se
- Insônia e outros distúrbios do sono
- Sentimentos negativos constantes
- Sentimento de insegurança, incapacidade e fracasso
- Mudanças nos hábitos alimentares
O principal sintoma de alguém que está sofrendo com esse problema é o esgotamento físico, mental e emocional.
As pessoas que sentem, de maneira constante, dificuldade para deixar a cama ou sair de casa, ou altos níveis de estresse devem ficar atentas para essa síndrome.
Como prevenir o Burnout no home office?
Para conseguir prevenir o Burnout, as pessoas que trabalham em home office podem seguir boas práticas que vão ajudar muito nesse processo.
Essas boas práticas serão listadas a seguir:
- Estabeleça uma rotina que seja a mais próxima daquela que você viveria se estivesse trabalhando no presencial;
- Sempre respeitar as suas pausas para descansar e para se alimentar, portanto, nunca deixe de reservar tempo para fazer isso;
- Procure resolver via e-mail a maioria dos assuntos que puder, de modo a evitar uma possível sobrecarga na sua agenda;
- Procure criar, se assim for possível, um bom espaço de trabalho em sua casa, no qual possa retirar-se sempre que o seu expediente chegar ao final (evite trabalhar na sala ou, principalmente, no quarto, pois você terá a sensação de “nunca sair do trabalho”);
- Não agende reuniões e nem responda mensagens para tratar de qualquer assunto relacionado ao trabalho quando estiver fora do seu horário, com exceção às emergências;
- Mantenha a ansiedade e o estresse sob controle com relação a esperar respostas para os seus questionamentos, afinal, você não sabe o que o outro está fazendo e se encontra livre ou ocupado, então pode ser que ele não possa responder de imediato;
- Mantenha a paciência e busque ser mais tolerante ao tratar com as pessoas do trabalho no home office;
- Desconecte-se ao máximo do trabalho nos seus dias de folga;
- Evite conflitos e suposições no home office, o que acontece muito por conta de problemas de comunicação, um dos desafios principais no trabalho remoto. Busque esclarecer qualquer dúvida com quem está envolvido no problema, dê sempre preferência pela videochamada ou por telefone;
Essas são as boas práticas principais que você precisa manter para poder prevenir o Burnout no home office.
Entretanto, há algumas outras que você pode colocar em prática na sua rotina diária e que iremos mostrar a seguir.
Ter uma rotina de trabalho é essencial
Uma coisa que você precisa ter em mente ao trabalhar como home office é que manter uma rotina de trabalho se torna essencial.
Não caia na ideia errônea de que você poderá trabalhar de pijama e sequer precisará tomar banho, isso vai impactar no seu desempenho ao confundir a vida doméstica com o trabalho.
É importante que a sua mente reconheça o momento de fazer a transição entre o “período de descanso em caso” para a hora de “jornada de trabalho em casa”.
Quando você acorda e não toma banho, não troca de roupa e até deixa de tomar seu café e fazer as refeições na hora certa, seu corpo e sua mente se confundem, e fica mais difícil a cada dia manter-se focado no trabalho.
Essa rotina vai ser importante também para que você possa “desligar” após o fim da jornada de trabalho, evitando passar mais horas do que deveria exercendo suas funções.
Definir limites é importante
O trabalho home office é excelente para muitos, que ficam felizes em passar mais tempo em casa, próximo das suas famílias ou sem precisar deslocar-se até a empresa.
Apesar disso, você irá lidar com um número maior de distrações quando comparado ao trabalho presencial e isso pode ser altamente desgastante, afetando a sua produtividade.
A dica é que você consiga encontrar um equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, estabelecendo limites junto à sua família e a si próprio com relação às suas tarefas domésticas.
Evite que no horário de trabalho a sua rotina doméstica atrapalhe seu desempenho e gere mais estresse.
Tenha pausas programadas no dia e planeje-se para sair regularmente
Um dos maiores problemas enfrentados por quem trabalha em home office é ficar muito tempo preso em casa, confinando sem ver o mundo exterior ou interagir com outras pessoas.
Esse confinamento pode levar a um outro problema, a chamada Síndrome Cabin Fever.
A síndrome da Febre de Cabine ocorre quando alguém começa a sentir-se constantemente irritadiço por passar um período longo de confinamento.
Assim, você deve programar saídas como caminhar pelo quarteirão, ir ao jardim da sua casa ou até a rua para tomar um ar fresco e desconectar-se.
Além disso, é essencial programar as pausas para descansar e alimentar-se ao longo do dia, evitando trabalhar horas corridas e exaustivas que podem contribuir para o Burnout em home office.
Conclusão
Como você pode ver aqui, é essencial que as pessoas saibam o que fazer para prevenir o Burnout ao trabalhar em home office, algo que vem se tornando muito comum.
Neste texto, trouxemos algumas das principais práticas para evitar esse problema e, além disso, ainda fica aqui uma outra dica: a empresa pode oferecer um programa de benefícios do bem-estar, como a da GoGood.
Com isso, o colaborador terá uma motivação extra para sair de casa e cuidar da saúde física e mental ao ir à academia ou ao pilates, entre outros, pagando um valor bem menor.