Employee advocacy: o que é, tipos e como construir

Employee advocacy é uma estratégia poderosa que transforma funcionários em verdadeiros defensores da marca, ampliando o alcance e a autenticidade das mensagens da empresa. Neste artigo, vamos explorar esse conceito, seus tipos e três dicas para construir um programa eficaz que beneficia tanto a empresa quanto seus colaboradores. Acompanhe!

Employee advocacy: o que é?

Employee advocacy acontece quando um funcionário da empresa atua como porta-voz (defensor) da marca. Essa função pode ser assumida por qualquer pessoa que trabalhe na empresa, ou seja, não se limita apenas ao departamento de marketing.

Quais são os tipos de employee advocacy?

Ao pensar nos tipos de employee advocacy, também é necessário considerar quais tipos de metas a empresa deseja alcançar a partir dessa prática:

Encontrar novos clientes

Quando os funcionários sentem-se satisfeitos e felizes em contribuir para os objetivos da empresa e compartilham isso nas redes sociais, por exemplo, é possível atrair o interesse de potenciais clientes. Em vez de iniciar o processo a frio, esses leads já saberão algo sobre a empresa e estarão interessados ​​no que ela tem a oferecer.

Recrutamento

Empresas experientes fazem questão de manter o clima organizacional positivo entre seus funcionários, usando uma variedade de métodos – como a oferta de eventos da empresa e benefícios para os funcionários (auxílio-educação, benefícios flexíveis, vale-cultura e acesso a academias, por exemplo). 

Ao combinar essas iniciativas com uma cultura realmente voltada para o equilíbrio e qualidade de vida, as organizações incentivam os funcionários a falarem sobre essas vantagens. Isto é, encorajando talentos a aspirarem cargos naquela empresa.

Employee advocacy: funcionários observando suas redes sociais

Como o employee advocacy pode impulsionar a sua empresa?

Ao pensar sobre a importância do employee advocacy, o que vem à sua mente? Esse tipo de programa oferece uma série de benefícios comerciais para uma empresa, como:

Melhor desempenho do marketing

Quando analisados ​​coletivamente, os funcionários possuem, em média, redes sociais que alcançam dez vezes mais seguidores do que uma marca corporativa. Ou seja, o employee advocacy é uma excelente forma de expandir o alcance da marca. Segundo uma pesquisa do LinkedIn:

Embora apenas 3% dos funcionários compartilhem conteúdo sobre sua empresa, essas ações são responsáveis por impulsionar um aumento de 30% no engajamento total que uma empresa vê.

Segundo essa pesquisa, quando funcionários compartilham uma postagem, ela é vista com três vezes mais autenticidade. Ou seja, o que ajuda a cortar a mensagem através da confusão de publicidade que as pessoas veem diariamente. 

Em outras palavras, as pessoas são mais propensas a se envolver com conteúdo quando se trata de alguém que eles conhecem do que de uma empresa. Quando os funcionários compartilham um conteúdo, a taxa de cliques é duas vezes maior do que quando sua empresa compartilha o mesmo conteúdo.

Aumento de vendas

Muitos consumidores usam as redes sociais como parte do processo de decisão de compra. Ou seja, eles fazem questão de pesquisar sobre empresas para entenderem com antecedência com quem estão negociando. 

“Em média, o tráfego gerado pelos funcionários foi convertido em cerca de 2,5x a taxa de tráfego gerado pela marca. Na verdade, cada um dos funcionários gerou mais de US$100.000 em vendas. Em essência, esse tráfego se converteu melhor a um custo menor.”

Chris Boudreaux, CRM e autor de “The Most Powerful Brand On Earth

Dessa forma, os vendedores que compartilham conteúdo que seus potenciais clientes consideram interessante e educativo têm maior probabilidade de exceder as metas. 

Maior atração de talentos

Para encontrar excelentes candidatos a empregos, uma empresa deve distinguir-se da concorrência de alguma forma. Desse modo, o employee advocacy permite que os candidatos conheçam algo sobre a empresa antes de decidirem se candidatar formalmente a uma vaga disponível. 

No geral, os candidatos procuram empresas em que possam confiar como marca e que sejam adequadas às suas competências e aptidões. Eles também procuram um local de trabalho onde sua contribuição seja apreciada. 

Em outras palavras, encontrar alguém que se adapte bem ao ambiente de trabalho é tão importante quanto avaliar os candidatos para saber se eles podem desempenhar as funções do cargo a ser preenchido. Esses são os dois pilares que contribuem para uma contratação bem-sucedida.

Qual é a diferença entre employee, social e brand advocacy?

A principal diferença entre esses três termos está na origem da mensagem. Em outras palavras, o employee advocacy vem de mensagens compartilhadas por trabalhadores dentro da empresa. 

Employee advocacy

Ocorre quando as pessoas que trabalham em uma empresa tomam medidas para promovê-la. Esses esforços promocionais geralmente ocorrem em plataformas de mídia social, por exemplo, LinkedIn, Instagram, Facebook ou Twitter.

Social advocacy

Reconhece que uma empresa pode usar a sua influência através do público, nas redes sociais e nas suas operações comerciais para compartilhar o seu apoio a uma causa social, ambiental ou política. Ou seja, esse tipo de mensagem é gerada pela própria empresa.

Brand advocacy

Refere-se a alguém ( funcionário, influenciador ou cliente) que compartilha uma mensagem positiva sobre um produto ou marca específica. O resultado da mensagem é a publicidade boca a boca sobre a marca nas redes sociais.

3 dicas essenciais para construir um programa de employee advocacy

Construir um programa eficaz de employee advocacy pode transformar seus colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca. A seguir, confira três dicas essenciais para impulsionar essa estratégia dentro da sua empresa:

Torne a cultura organizacional uma prioridade 

Antes de iniciar qualquer uma das outras etapas, você precisa garantir que os membros da sua equipe se sintam bem em relação ao seu trabalho. Esta ideia envolve muito mais do que garantir salários e benefícios competitivos. 

Por isso, é importante realizar pesquisas anônimas, combinando perguntas diretas e um espaço onde os funcionários possam compartilhar suas próprias ideias. Além disso, esse tipo de avaliação pode entregar percepções valiosas a respeito das necessidades dos colaboradores.

Decida as metas do plano de defesa dos funcionários

Se você não definir as metas do programa de employee advocacy, será difícil determinar se ele está atingindo (ou mesmo excedendo) esses objetivos. Na fase de planejamento, você pode decidir ter algumas categorias amplas para sua estratégia: encontrar novos clientes ou atrair talentos de alto nível. Nessas categorias, você pode adicionar metas específicas que deseja alcançar, incluindo um prazo para alcançá-las, por exemplo:

  1. Aumentar os visitantes do site e blog da empresa;
  2. Gerar novos leads de vendas durante um período de tempo.

Comunique os colaboradores

Agora que você priorizou a cultura do seu local de trabalho e selecionou as metas para o programa de employee advocacy, é hora de compartilhar o plano com seus funcionários. 

Comece com um grupo de teste

Inicie a campanha trabalhando em um grupo menor antes de comunicá-la para todas as equipes. Essa estratégia funciona bem quando você também quiser introduzir uma mudança no local de trabalho.

Torne o employee advocacy divertido

Pense em como recompensar aqueles que participarem do programa. É possível disponibilizar benefícios, bônus ou outros tipos de recompensa.

Como os benefícios de bem-estar podem ajudar em um programa de employee advocacy?

Você sabia que os benefícios de bem-estar podem ser fundamentais para um programa de employee advocacy bem-sucedido? Colaboradores que se sentem valorizados e saudáveis estão mais propensos a se engajar e a promover a empresa de forma genuína. 

Quando a empresa demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários, eles tendem a desenvolver um sentimento de lealdade e orgulho, o que naturalmente se traduz em uma defesa positiva da marca nas redes sociais e em outras plataformas.

 Conte com um parceiro de bem-estar

Promover o bem-estar entre os funcionários é uma iniciativa fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável a longo prazo. Dessa forma, contar com um parceiro pode ser uma estratégia para alcançar esse objetivo. Isso porque com uma plataforma de benefícios de bem-estar completa, como a GoGood, traz inúmeras vantagens, por exemplo:

  • Maior percepção de valor;
  • Solução completa e customizável – com psicoterapia, telemedicina, academias, diversas modalidades e odontologia;
  • Proximidade com o cliente;
  • Foco em resultados.

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