Endomarketing: o que é e como desenvolver ações bem-sucedidas?

Você sabia que as estratégias de endomarketing são responsáveis por atrair e reter talentos na empresa? Ou seja, as pessoas colaboradoras são um dos ativos mais importantes para qualquer organização. Especialmente porque, quanto mais comprometidas e motivadas, elas tendem a aumentar a produtividade e formar um time de alta performance. 

É aí que entra a importância dessas estratégias, que representam o marketing de “dentro para fora”. Isto é, o endomarketing é uma forma de aumentar o engajamento e diminuir índices de turnover e absenteísmo, por exemplo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas ações não se limitam às festas de aniversário do mês. Dessa forma, as ações de endomarketing devem ser muito bem planejadas a partir da necessidade e especificidade de cada organização. 

Neste artigo, vamos explorar o que é endomarketing, qual é a sua importância e, principalmente, te ensinar como fazer essas ações.

O que é endomarketing?

O endomarketing ou marketing interno é uma estratégia de marketing para vender a empresa para os colaboradores. Em outras palavras, é uma estratégia de marketing organizacional cujo intuito é construir uma imagem de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar — isto é, melhorar o employer branding.

O conceito de endomarketing foi criado por Saul Bekin, professor de MBA e mestre em Gestão Estratégica. Segundo o acadêmico, as personas das ações de endomarketing são os próprios colaboradores. Ou seja, o público interno da organização. Todas as ações de endomarketing giram em torno de um único pressuposto: o relacionamento entre empresa e pessoas colaboradoras. 

Qual é o objetivo do endomarketing?

O objetivo das ações de endomarketing é estabelecer uma relação saudável com suas pessoas colaboradoras. Por consequência, também é uma forma de construir uma boa imagem no mercado de trabalho: tanto para que novas pessoas queiram trabalhar na empresa, quanto para que as pessoas colaboradoras queiram continuar.

Enfim, tudo que decorre da boa relação entre a empresa e as pessoas colaboradoras é um dos objetivos do endomarketing, especialmente manter a motivação dos times para seguirem os valores, a cultura e as metas estratégicas da organização. 

equipe de quatro pessoas traçando estratégias de endomarketing

“Fazer endomarketing nada mais é do que oferecer ao colaborador educação, atenção e carinho, tornando-o bem preparado e mais bem informado, a fim de que se torne criativo e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente.”

Analisa M. Brum

Quais são os 3 pilares do endomarketing?

Como você já sabe, o endomarketing se baseia no bom relacionamento da empresa com as suas pessoas colaboradoras. Nesse contexto, se baseia em três pilares diferentes:

  1. Garantir que as pessoas conheçam e cumpram os conceitos de valores, missão e visão da empresa, além das metas estratégicas; 
  2. Melhorar o desempenho das equipes, através de mais motivação e colaboração; 
  3. Garantir o reconhecimento das pessoas colaboradoras e, através desse engajamento, incentivar que elas trabalhem para cumprir as metas e os objetivos do negócio. 

Quem faz o endomarketing da empresa?

Apesar do nome, endomarketing não se limita a ações de marketing. Na verdade, trata-se de uma junção de ações de RH e marketing. Mesmo porque o RH precisa estar por dentro de todas as necessidades de suas pessoas colaboradoras. Além do mais, é o setor responsável por garantir um bom ambiente de trabalho. Sendo assim, as ações de endomarketing são desenvolvidas pela junção de forças do time de marketing com o setor de RH. 

Analista de endomarketing: o que faz e qual seu principal objetivo?

Assim como o próprio nome sugere, uma pessoa analista de endomarketing é responsável por desenvolver as ações de endomarketing. Ou seja, é uma pessoa colaboradora que se relaciona principalmente com o setor de RH e a área de marketing da empresa.

As metas dessa função se referem especialmente ao sucesso dessas estratégias e ao alcance das metas relativas à melhoria do clima organizacional e da reputação da empresa como boa empregadora. 

Qual a diferença entre marketing e endomarketing?

A principal distinção entre marketing e endomarketing é o público-alvo e as personas das ações. Quando a empresa tem o objetivo de conquistar e fidelizar clientes, ela investe em ações de marketing. Ou seja, o público alvo dessas ações são as pessoas consumidoras do negócio. 

No entanto, quando ela entende a importância de conquistar suas próprias pessoas colaboradoras para atrair e reter talentos, além de melhorar seus resultados, ela investe em ações de marketing. Nesse caso, o público-alvo das ações são as próprias pessoas colaboradoras. 

Além do mais, quando a empresa está criando estratégias de marketing, está vendendo seus produtos ou seus serviços. No endomarketing, a empresa está vendendo sua própria cultura organizacional e seus objetivos. 

Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

Para começar, é importante ter em mente que tanto a comunicação interna quanto o endomarketing se destinam ao público interno da empresa. Ou seja, o público-alvo de ambos são as pessoas colaboradoras. No entanto, ainda assim, tratam-se de conceitos diferentes. 

A comunicação interna é responsável pelas informações dentro de uma organização. Então, por exemplo, é através da comunicação interna que o RH repassa informação às pessoas colaboradoras sobre um feriado que a empresa vai emendar. Para isso, utiliza-se de diversos canais possíveis, como chats, e-mails, murais, grupos de WhatsApp e aí por diante. Normalmente, é uma ação de curto prazo. 

O endomarketing, por outro lado, se refere às interações e ao relacionamento da empresa com as pessoas colaboradoras. Não é simplesmente para informá-las, mas principalmente para criar engajamento. Assim, as ações de endomarketing têm uma visão de médio e longo prazo. A ideia é, de fato, melhorar a qualidade da relação de trabalho. 

Como fazer ações de endomarketing?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que não é possível desenvolver (nenhuma!) estratégia da empresa a partir de uma receita de bolo ou fórmula mágica. As ações de endomarketing devem considerar as particularidades e o perfil do público interno da empresa. Além de, é claro, se alinharem à cultura organizacional. Ainda assim, algumas dicas podem ajudar nesse processo. As principais são:

  • O primeiro ponto é só prometer o que pode cumprir e atender às expectativas da equipe — deixe claro quais serão as recompensas (quando tiver) e não deixe de cumpri-las
  • Conheça o seu público-alvo: quanto mais você conhecer as pessoas colaboradoras, mais assertivas tendem a ser as ações;
  • Avalie a cultura organizacional: analise os valores, as crenças, os posicionamentos e os objetivos da empresa. 
  • Descubra o que as pessoas colaboradoras esperam e o que pensam sobre a organização: pergunte, pesquise, converse e escute abertamente;
  • Trace objetivos claros: você só vai alcançar suas metas se souber para onde deve ir e onde quer chegar
  • Planeje as ações com maior número de detalhes possíveis: o que vai ser feito? por que? como? 
  • Estabeleça indicadores de resultados: tudo que pode ser medido pode ser melhorado — você pode medir, por exemplo, nível de satisfação das equipes, taxa de absenteísmo ou nível de produtividade. 

Quer se aprofundar? Assista ao vídeo abaixo:

Exemplos de ações de endomarketing 

  • Pesquisa de clima organizacional
  • Pesquisa de satisfação das pessoas colaboradoras — NPS, por exemplo;
  • Construção de uma cultura de feedback;
  • Comunicação direta com as lideranças;
  • Investimento em programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Promoção de eventos e iniciativas de integração da equipe;
  • Incentivo ao diálogo e à troca de experiências; 
  • Valorização do desempenho individual e coletivo;
  • Melhoria nos processos de comunicação interna; 
  • Palestras e eventos motivacionais;
  • Benefícios como vale-academias e horários flexíveis;
  • Parcerias com outras empresas para fornecer cupons de descontos em salões de beleza, barbearias, sessões de massagens e acupuntura e por aí vai; 
  • Construção de um plano de carreira;
  • Divulgação de bons exemplos e cases internos de sucesso;
  • Faça vídeos institucionais que representam a cultura e os valores da empresa; 
  • Ofereça cursos e palestras educativas;
  • Invista em ações de saúde e bem-estar, como benefícios de psicoterapia e participação em eventos de corrida. 

Endomarketing: cases de sucesso

Assim como outras estratégias de negócio, é fundamental conhecer as ações de endomarketing que já foram feitas. Assim, é possível se inspirar e replicar o que deu certo e evitar os pontos que não funcionaram bem.

De todo modo, as grandes empresas têm muito a ensinar na hora de planejar e construir ações de endomarketing. Fique por dentro de algum desses cases de sucesso: 

Coca-Cola

Em 2016, a Coca-Cola criou uma série de ações para motivar o time de 66 mil pessoas que trabalhavam nas sedes brasileiras com as Olimpíadas. Na época, a empresa era uma das patrocinadoras do evento. Algumas dessas iniciativas foram:

  • A construção do “andar olímpico” — um espaço temático e lúdico com o tema de Olimpíadas para aproximar as pessoas colaboradoras do evento, criar interação entre o time e representar a cultura organizacional;
  • Promoção de conversas interativas e sessões de fotos com atletas profissionais, especialmente para contarem sobre suas trajetórias.

Toyota

A Toyota desenvolve ações de endomarketing que se baseiam em um processo complexo de onboarding e abertura de espaço para ouvir a experiência das pessoas colaboradoras. Então, os primeiros dias das pessoas colaboradoras na empresa compreendem vários treinamentos sobre os valores e cultura da empresa e sobre o funcionamento dos processos de produção.

A ideia, nesse ponto, é que as pessoas conheçam a organização e construam um senso de pertencimento. Além disso, as pessoas colaboradoras são incentivadas a trazer novas ideias e dar sugestões sobre as condições de trabalho. 

Fiat

A Fiat é outro bom exemplo de ações de endomarketing. Uma das ações é permitir que as pessoas colaboradoras sejam as primeiras a fazer test drive nos modelos que ainda vão ser lançados no mercado.  Essa ação tem o intuito de repassar a mensagem de que as pessoas colaboradoras são tão (ou mais) importantes que o público consumidor. 

Além do mais, a empresa também desenvolve constantes melhorias no processo de comunicação interna. Um exemplo disso é centralizar as informações relevantes para as pessoas colaboradoras e também oferecer um canal aberto de comunicação entre pessoas colaboradoras e lideranças. 

We Do Logos

Outro exemplo de ação de endomarketing bem-sucedida é da empresa We Do Logos — uma das melhores plataformas de design no país, que permitiu que todas as pessoas colaboradoras pudessem acompanhar os resultados das vendas em tempo real, através de uma integração com Slack.

Essa ação teve a finalidade de aumentar a recorrência e a previsibilidade de receita e deixar as pessoas colaboradoras mais motivadas a baterem suas metas.

Golden Cross

A Golden Cross é uma empresa pioneira de planos de saúde e também é autora de um dos melhores cases de sucesso de endomarketing. Com a finalidade de incentivar o desempenho do time comercial, a empresa construiu um plano de recompensas.

Os itens de premiação variam de eletrodomésticos até valores em dinheiro (inclusive, prêmios de até R$ 70 mil para comprar ou reformar casas). O resultado alcançou as expectativas iniciais: as pessoas colaboradoras se sentiram motivadas, trabalharam mais e obtiveram crescimento nas vendas. 

Fit cultural: três colaboradores cruzando as mãos como um time

Quais são os benefícios do endomarketing?

O fato é que ações de endomarketing bem-feitas melhoram os resultados estratégicos da empresa e solidificam os negócios em cenários mais competitivos. Afinal de contas, os benefícios dessas ações ultrapassam a melhoria da imagem da empresa e alcançam todas as áreas da empresa. 

Dentre tantos benefícios, os principais são:

  • Satisfação das pessoas colaboradoras em relação à empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução da taxa de turnover;
  • Redução da taxa de absenteísmo;
  • Atração e retenção de talentos; 
  • Melhoria no clima organizacional
  • Aumento do engajamento e da motivação das pessoas colaboradoras; 
  • Alinhamento da cultura da empresa entre o time interno.

A GoGood pode ajudar no desenvolvimento de uma cultura de bem-estar

Bom, criar uma cultura de bem-estar é uma ótima forma de desenvolver uma estratégia de endomarketing. Afinal de contas, demonstra que a empresa está comprometida com a saúde e o bem-estar das pessoas colaboradoras. 

E a melhor notícia é que a GoGood pode te ajudar nisso. Não sei se você já conhece, mas a GoGood é um benefício de bem-estar para empresas que dá acesso a milhares de estabelecimentos e centenas de modalidades diferentes. Ou seja, através da GoGood as empresas podem oferecer um benefício de academias que as pessoas colaboradoras usam de verdade. 

Além de melhorar a saúde física e mental das pessoas, a empresa fortalece sua marca empregadora e melhora a atração e a retenção de talentos. 

É bom para as pessoas colaboradoras e melhor ainda para o RH. Existem motivos melhores que esses?E na sua empresa, como está a saúde física e mental de seus colegas? Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses benefícios, que tal indicar a GoGood para a sua empresa?

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