Desde a pandemia, ficou claro que as pessoas passaram a valorizar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional do que seu próprio salário. Segundo a Aviva:
Mais trabalhadores afirmaram ter escolhido seu emprego atual pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional (41%) do que pelo salário (36%). ¹
Mas o que isso representa para quem atua em Recursos Humanos ou em posições de liderança? É essencial compreender a importância desse balanço para promover engajamento e satisfação entre os colaboradores.
Isso porque um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional permite que todos alcancem um ótimo desempenho no trabalho, ao mesmo tempo em que cuidam do seu bem-estar fora do escritório. A seguir, vamos explorar como isso pode ser incentivado pelas empresas.
Confira os tópicos aqui:
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: o que é?
- Qual é a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: quais são as vantagens para as empresas?
- Qual é o papel da liderança na promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
- 5 dicas para promover o melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Bônus: Conheça a GoGood
- Referências
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: o que é?
À medida que avançamos pela pandemia, o mercado de trabalho passou por mudanças drásticas. Isto é, esse período impulsionou milhões de pessoas ao redor do mundo a reavaliar suas carreiras e refletirem sobre o que realmente é importante.
Em outras palavras, as prioridades, antes focadas na progressão de carreira e altos salários, foram redefinidas, revelando um novo desejo entre os trabalhadores: uma vida mais equilibrada.
Ou seja, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional simboliza a busca por uma rotina de harmonia onde o sucesso no trabalho não sacrifica a qualidade de vida. Esse conceito envolve a gestão do tempo, permitindo que as responsabilidades profissionais coexistem com momentos de lazer, descanso, e convivência familiar, além de cuidados com a saúde mental e física.
Essa mudança de perspectiva reflete uma valorização crescente do bem-estar e da realização pessoal, ao invés de priorizar exclusivamente o avanço na carreira ou a remuneração elevada.
Qual é a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Além de essencial para a saúde e os relacionamentos, manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional pode aumentar a produtividade dos funcionários e, consequentemente, melhorar o desempenho geral.
Por outro ângulo, as empresas que conseguem promover esse equilíbrio tornam-se altamente atraentes — especialmente considerando o desafio atual de atrair e reter talentos jovens. De acordo com o Oxford Economics:
Substituir um funcionário custa, em média, cerca de £30.000 – ou R$100.000 – e pode levar até 28 semanas para integrá-lo completamente. ²
Com isso em mente, faz sentido manter seus funcionários satisfeitos. Investir em mais equilíbrio não só atrai novos talentos, como também aumenta a retenção, economizando tempo e dinheiro, além de garantir uma equipe qualificada.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: quais são as vantagens para as empresas?
Promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não beneficia apenas os colaboradores, mas também traz inúmeras vantagens para as empresas. Quando os funcionários conseguem gerenciar suas responsabilidades no trabalho e em suas vidas pessoais de forma equilibrada, o impacto é positivo tanto no clima organizacional quanto em indicadores de outras áreas da organização, por exemplo.
Para as áreas de Recursos Humanos, implementar políticas que incentivem esse equilíbrio é uma estratégia fundamental para aumentar a satisfação, reduzir o turnover e melhorar a produtividade. A seguir, destacamos as principais vantagens que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode trazer para as organizações.
1. Menos problemas de saúde
Quando os colaboradores estão estressados e sobrecarregados, não é apenas sua vida social que fica em risco — isto é, sua saúde física e mental também é prejudicada. Em outras palavras, o estresse, a sobrecarga e o cansaço afetam negativamente o bem-estar geral. Um desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar uma série de problemas, desde resfriados até condições mais sérias, como derrames e problemas respiratórios. De acordo com um estudo da UCL:
Trabalhadores que fazem três ou mais horas extras por dia têm 60% mais chances de desenvolver problemas cardíacos em comparação àqueles que não trabalham além do expediente. ³
Ao incentivar os funcionários a cuidarem de si mesmos e a buscar um equilíbrio saudável, reduz-se significativamente problemas de saúde e ausências. Isso contribui para uma organização mais eficiente durante o expediente e cria um ambiente em que os profissionais desejam fazer parte da empresa e da sua cultura.
2. Mais engajamento
Ao ajudar a sua equipe a encontrar mais equilíbrio, é possível aumentar seu engajamento, o que traz diversos benefícios. Segundo uma pesquisa global da Tower Perrin [4], empresas com funcionários altamente engajados apresentaram uma diferença de quase 52% na melhoria de desempenho. Além disso:
Organizações com alto engajamento viram um aumento de 19,2% na receita operacional, enquanto empresas com baixos níveis de engajamento sofreram uma queda de quase 33%.
Além disso, uma equipe engajada se esforça mais pela empresa e se torna uma defensora da marca e produtos.
3. Menos burnouts
Todos enfrentamos momentos de estresse de vez em quando — isso é inevitável. No entanto, o burnout pode ser evitado e é essencial tomar medidas para que isso não aconteça com sua equipe. Esse cenário ocorre quando os colaboradores se sentem sobrecarregados e incapazes de lidar com as demandas constantes, e seus efeitos negativos acabam impactando todos os aspectos da vida.
Nesse contexto, a dificuldade em separar o trabalho da vida pessoal aumenta significativamente o risco de burnout. Por isso, é fundamental incentivar os funcionários a tirarem um tempo de descanso verdadeiro e recarregar as energias, além de saber identificar os sintomas do esgotamento.
4. Mais atenção plena
Ao manter esse equilíbrio, os trabalhadores ganham maior controle sobre o foco e concentração nas tarefas atuais — isso é o que chamamos de atenção plena. Não seria melhor ter uma equipe totalmente focada no que está fazendo, em vez de se dividir entre preocupações com o trabalho e a vida pessoal?
Em outras palavras, é através do balanço entre a vida profissional e pessoal de seus colaboradores que as empresas criarão um ambiente onde todos poderão se dedicar plenamente às suas atividades. Isso levará a melhores índices de retenção, aumento da produtividade e, no final, maior lucratividade.
Qual é o papel da liderança na promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Essa mudança de paradigma exige que os empregadores repensem suas estratégias para atrair e reter talentos. Isto é, a simples dependência de benefícios de quaisquer naturezas já não é suficiente. Agora, a responsabilidade recai sobre as lideranças das organizações, que devem ir além da atração de altos salários e promoções lucrativas, promovendo um ambiente que favoreça uma vida mais saudável – e, consequentemente, a alta performance.
Para alcançar esse equilíbrio, não existe uma fórmula única; ele se adapta e se transforma, variando de acordo com a cultura e as necessidades específicas de cada organização.
Além disso, a própria função de cada funcionário desempenha um papel importante. Para um trabalhador de escritório das 9 às 18 horas, os elementos necessários para conseguir esse equilíbrio podem ser bem diferentes dos que um trabalhador do varejo precisa, por exemplo.
Diante disso, as lideranças devem ter em mente que a busca por um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional será uma jornada única para cada empresa. Essas práticas não devem ser vistas apenas como um checklist; elas devem realmente visar a construção de uma força de trabalho onde os colaboradores se sintam não apenas reconhecidos, mas verdadeiramente valorizados.
5 dicas para promover o melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Promover um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores não é uma responsabilidade só da área de Recursos Humanos, mas pode impactar diretamente o bem-estar, a produtividade, retenção de talentos e outros fatores nas empresas. Em um cenário onde o esgotamento mental e o burnout são cada vez mais frequentemente, as empresas também podem adotar estratégias que favoreçam um ambiente de trabalho saudável. A seguir, apresentamos cinco dicas para que os RHs possam implementar ações eficazes, promovendo um equilíbrio mais saudável entre as demandas profissionais e a vida pessoal dos colaboradores.
1. Incentive o tempo livre
Férias não são um luxo, mas uma necessidade. Isto é, tirar um tempo de folga permite que os colaboradores desconectem, se divirtam e aproveitem para se recuperar e recarregar as energias. Isso é fundamental para melhorar a produtividade e o foco quando retornarem ao trabalho. Segundo o relatório da American Sociological Association:
Quanto maior o número de dias de descanso, menor o sofrimento psicológico.
Uma maneira eficaz de incentivar os funcionários a tirarem folga é implementar um sistema de use ou perca — onde os dias de férias não utilizados não podem ser acumulados ou reembolsados no fim do ano.
2. Implemente pausas curtas ao longo do dia
Se tirar um período de férias não for viável para seus colaboradores, é importante incentivá-los a fazer pequenas pausas durante o dia. O corpo humano não foi feito para passar horas seguidas em frente a uma tela brilhante — isso afeta tanto a saúde quanto o bem-estar mental.
Para aliviar esse desgaste, considere criar um espaço onde as pessoas possam socializar e dar uma pausa no trabalho. Incentivar exercícios leves ao longo do dia ou promover reuniões fora do local comum de trabalho também pode ser uma boa alternativa. Outra opção é sair em equipe para happy hours.
A tecnologia também pode ajudar nesse processo — investir em parcerias e assinaturas de aplicativos de atenção plena ou meditação, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de acalmar e reduzir o estresse dos funcionários. Essas práticas terão um impacto positivo no desempenho, na produtividade e na satisfação das equipes no ambiente de trabalho.
3. Peça orientação e feedback aos colaboradores
Se estiver com dificuldades para encontrar iniciativas para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional da sua equipe, por que não perguntar diretamente a eles? Se perceber que os funcionários estão enfrentando dificuldades para alcançar esse equilíbrio, descubra quais mudanças eles acreditam que fariam a diferença. Ao colaborar com a equipe, as lideranças têm uma compreensão mais clara das suas necessidades e podem desenvolver estratégias eficazes em conjunto.
Para facilitar essas conversas, considere realizar reuniões regulares ou implementar programas de feedback em tempo real que ofereçam insights baseados em dados. Dessa forma, será possível avaliar com precisão o que os colaboradores estão sentindo e ajustar as práticas, garantindo que alcancem o equilíbrio adequado.
4. Pratique o que você prega
É essencial liderar pelo exemplo. Se uma liderança orienta seus colaboradores a desligarem os laptops às seis e a não trabalharem nos fins de semana, mas continua enviando e-mails nesses horários, isso passa uma mensagem confusa. Além disso, coloca pressão sobre a equipe para seguir um ritmo pessoal. Ao liderar pelo exemplo, as práticas de trabalho terão um impacto positivo em toda a organização.
Na França, existe uma lei chamada Direito de Desconectar, que estabelece limites para o trabalho fora do expediente. Por que não adotar uma prática semelhante na sua empresa?
É importante respeitar o equilíbrio e a privacidade da sua equipe quando não estão trabalhando. Isso significa evitar contatá-los fora do horário de expediente, permitindo que eles se desconectem totalmente e se recuperem do estresse diário.
A maioria das pessoas passam uma grande parte do tempo no trabalho, e muitas vezes ele acaba influenciando todos os aspectos da vida. Por isso, é essencial encontrar o equilíbrio adequado e aplicá-lo no ambiente corporativo. Isso permitirá que tanto você quanto seus colaboradores deem a devida atenção à vida pessoal. Ao promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, você dará passos importantes na construção de uma equipe mais engajada e produtiva.
5. Cultura de bem-estar
Quando uma organização prioriza o bem-estar geral, incluindo a saúde mental e emocional, os colaboradores se sentem mais valorizados, satisfeitos e apoiados. Isso cria um ambiente onde os funcionários são capazes de viver em equilíbrio.
Além disso, uma cultura de bem-estar promove a conscientização sobre a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Assista ao vídeo e saiba como esses dois conceitos se relacionam:
Ao incentivar os funcionários a cuidarem de sua saúde física e mental, as organizações ajudam a reduzir o estresse, que está ligado a problemas de saúde. Funcionários menos estressados têm um melhor desempenho e são mais produtivos, o que se traduz em melhores resultados para a empresa. Essa sinergia entre bem-estar pessoal e produtividade cria um ciclo positivo que beneficia todos os envolvidos.
Bônus: Conheça a GoGood
Promover o bem-estar é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e contar com um parceiro pode ser uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos. Com a GoGood, seus colaboradores têm acesso a uma plataforma completa de benefícios voltados para o bem-estar. Ofereça, por exemplo:
- Acesso a milhares de academias;
- Centenas de modalidades de atividades físicas;
- Telemedicina gratuita e ilimitada;
- Plano odontológico.
Além de melhorar a saúde física e mental, os colaboradores também podem viver uma vida mais equilibrada e saudável, e ainda otimizar suas finanças. Preencha o formulário a seguir e descubra como a GoGood pode ajudar a transformar o bem-estar na sua empresa:
Referências
- Work-life balance overtakes salary post-pandemic – Aviva plc
- The Cost of Brain Drain | Oxford Economics
- UCL study: Overtime ‘bad for your heart’ | UCL News – UCL – University College London
- THE EVIDENCE | Engage for Success