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A pesquisa de clima organizacional trata-se de uma das ferramentas mais importantes em uma empresa para fazer um mapeamento completo sobre qual a percepção dos seus colaboradores em relação a diversos aspectos.
Apesar disso, ainda há muitas organizações que não aplicam entre seus funcionários a pesquisa de clima, o que pode trazer vários problemas entre a equipe e para os negócios.
Por isso, neste artigo iremos mostrar o que é esta pesquisa, qual é a importância que ela tem e ainda como implementá-la.
O que é o clima organizacional?
Antes de falar sobre a pesquisa de clima, vamos entender o que significa o clima organizacional.
Em termos gerais, podemos definir o clima organizacional como sendo a percepção que os colaboradores têm sobre a organização em que trabalham, com relação às suas práticas, às políticas e aos processos daquela empresa.
Esse foi um conceito criado a partir de vários aspectos da experiência das pessoas na empresa, entre eles:
- A remuneração e os benefícios pagos
- A justiça e o reconhecimento com relação a méritos e às promoções
- As oportunidades para crescimento profissional
- As ações das lideranças diretas
- Ao trabalho em equipe
- Aos equipamentos e às estruturas da empresa, entre outros
O que significa uma pesquisa de clima organizacional?
Agora que você já sabe o que é o clima organizacional, é o momento de saber sobre a pesquisa de clima.
Uma pesquisa de clima é um tipo de pesquisa realizada por uma empresa para uma porcentagem amostral dos funcionários ou para 100% dos colaboradores, cujo objetivo é que eles avaliem determinadas afirmações.
O resultado obtido com este tipo de pesquisa é conhecido como “diagnóstico do clima organizacional” de uma determinada empresa.
Ele pode ser descrito também como a percepção que os colaboradores e as colaboradoras da empresa possuem com relação à ela.
Esta pesquisa costuma ser dividida em termas ou dimensões, sendo que cada um deles possui uma quantidade de afirmativas que são avaliadas na escala de “Discordo Totalmente” até “Concordo Totalmente”.
O objetivo principal de uma pesquisa de clima deve ser direcionar o foco para aqueles “pontos de atenção” que sejam levantados tanto pela gestão quanto pelo RH da empresa.
A pesquisa então serve como uma forma de monitorar o ambiente da empresa, o que envolve as condições de trabalho aos colaboradores e a relação entre eles, e todas essas questões devem ser contempladas na ferramenta.
Qual é a importância da pesquisa de clima?
A importância de uma pesquisa de clima é que através dela uma empresa pode promover uma mudança interna eficaz para os colaboradores e para trazer melhores resultados.
Estas mudanças significam realizar melhorias reais e concretas aos colaboradores e ter uma repercussão positiva nos resultados das finanças empresariais.
Com essas transformações, é possível alcançar um nível bem mais elevado de satisfação desses funcionários com o ambiente de trabalho e isso traz reconhecimento e outras vantagens à própria empresa.
Algumas das vantagens da pesquisa de clima são:
- Ajuda a atrair e a reter mais talentos: um bom autoconhecimento interno da empresa com uma pesquisa de clima permite a criação de estratégias que mantenham o ambiente de trabalho positivo e que seja convidativo a novos colaboradores, o que atrai mais talentos e ajuda a retê-los
- Gera aumento na produtividade: quanto mais satisfeito um colaborador se encontra, melhor é o desempenho dele no trabalho ou a sua produtividade, então a pesquisa de clima organizacional traz essa vantagem à empresa que a aplica
- Reduz a rotatividade: está relacionado com a maior retenção de talentos, mas também garante que, de forma geral, os profissionais irão aceitar menos propostas de outros locais para trabalhar ou pedirão demissão, o que reduzirá também os custos para aquisição de novos colaboradores e pagamento de questões trabalhistas
Como implementar uma pesquisa de clima organizacional?
Nos tópicos a seguir, iremos mostrar a você quais são os passos necessários para implementar em sua empresa uma pesquisa de clima organizacional.
Veja quais são elas e saiba como aplicar em seu negócio!
Faça um bom planejamento
A primeira etapa de uma pesquisa de clima organizacional é realizar um bom planejamento, ou seja, você deve pensar primeiro em qual será o objetivo dessa ferramenta.
O objetivo deve estar relacionado com a identificação de um determinado problema que está acontecendo em um setor específico da empresa ou ainda entender os motivos para as falhas gerais na organização.
Além da definição dos objetivos da pesquisa, ela também precisa ser bem estruturada e um planejamento feito de maneira eficaz garante isso.
O importante é que o questionário seja claro, fácil de entender e que torne simples aos colaboradores respondê-lo.
Faça uma comunicação da pesquisa de forma prévia aos colaboradores
Ao contrário do que alguns gestores ainda podem pensar, a pesquisa de clima organizacional não deve ser feita de surpresa, muito pelo contrário.
Você precisa comunicar a todos os colaboradores que irão participar da pesquisa que a ação irá acontecer, bem como deve informar a todos eles que o objetivo de realizar a pesquisa é para conhecer o clima organizacional da sua empresa.
Isso tudo é muito importante para que você tenha a garantia de que os colaboradores serão o mais transparente possível em suas respostas na pesquisa de clima.
Uma dica para avisar a todos é enviar um e-mail ou ainda fazer o comunicado de maneira presencial em todos os setores, esclarecendo como e quando é que o questionário vai ser aplicado.
É importante também que você defina e informe a plataforma que vai usar na pesquisa, como é essencial que todos participem e sejam verdadeiros nas respostas, além de várias outras dúvidas que surjam.
Realizando a aplicação da pesquisa
O mais indicado em uma pesquisa de clima organizacional é que todos os funcionários daquela empresa participem.
E quando falamos todos, isso inclui não só os liderados ou os colaboradores que sejam subordinados à gerência, mas também os próprios líderes.
Para que você tenha a certeza de que as pessoas se sentirão mais à vontade para responder ao questionário, deixe claro que todas as respostas serão mantidas anônimas.
Esse fator vai garantir que eles sintam mais liberdade ao responder e que serão realmente sinceros ao preencher cada resposta.
Faça a análise dos resultados
A última etapa de como implementar uma pesquisa de clima organizacional, depois de ter feito o planejamento e a execução dela, é analisar todos os resultados que coletou em sua pesquisa.
Você deve começar pela organização das respostas, separando-as em categorias, por exemplo, para ter maior facilidade em explorar os resultados.
Uma outra dica é criar uma ferramenta chamada “nuvem de palavras” que contenha expressões que costumam aparecer mais nas respostas abertas, algumas ótimas ferramentas nesse sentido são a Tagrcrowd e a EdWordle.
Conclusão
Como visto aqui no texto, a pesquisa de clima é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseje conhecer mais a respeito de como anda o clima interno e para os seus colaboradores.
Neste conteúdo, mostramos a importância desta ferramenta, quais as vantagens da aplicação dela e ainda como realizar a implementação por meio das principais etapas.
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