5 pilares do bem-estar no trabalho

Bem-estar no trabalho representa muito mais do que uma tendência — é um diferencial que impulsiona a produtividade, engajamento e a retenção de talentos. Portanto,  é fundamental investir estratégias para aumentar esses índices. Neste artigo, vamos explorar os cinco pilares do bem-estar no trabalho, além de oferecer dicas práticas para aplicar na sua empresa e transformar a cultura organizacional.

Bem-estar no trabalho

O bem-estar dos funcionários é definido a partir do quanto eles se sentem saudáveis e felizes no trabalho. 

Sentir-se bem no trabalho está diretamente ligado ao desempenho. Isto é, trabalhadores felizes são 13% mais produtivos, segundo pesquisa da Universidade de Oxford. Por outro lado, os níveis de concentração e engajamento diminuem se as pessoas não experimentam bem-estar o suficiente para se envolver no trabalho que estão fazendo no dia a dia:

  • Em média, uma pessoa que sofre de estresse, depressão ou ansiedade tira 21 dias de licença médica por ano. [1]
  • A falta de sono entre os trabalhadores pode custar R$180 bilhões por ano em perda de produtividade. [2]

Por que criar uma estratégia de bem-estar no trabalho?

Estratégias de bem-estar no trabalho são planos específicos pensados para garantir que os funcionários sintam-se saudáveis​, felizes e satisfeitos naquele espaço. Existem três etapas que a sua empresa pode seguir para criar as próprias estratégias:

  1. Entenda qual é o estágio atual através de reuniões one on one ou pesquisas sobre satisfação e bem-estar;
  2. Analise os resultados com precisão;
  3. Crie um plano específico para a sua empresa;
  4. Acompanhe o progresso promovendo mais pesquisas e, em seguida, ajuste as estratégias e repita o processo conforme necessário.

O risco de não ter uma estratégia de bem-estar dos funcionários é muito alto

Não concentrar atenção no bem-estar da sua equipe pode colocá-los em risco, ou seja, torna esses colaboradores mais suscetíveis a problemas de saúde mental ou esgotamento. Em outras palavras, abrir mão de uma estratégia de bem-estar pode fazer com que as pessoas da sua empresa se sintam cansadas mentalmente, mas sem saber exatamente o porquê. E é um ciclo vicioso. 

Se elas estão esgotadas, suas mentes estão usando energia tentando voltar ao equilíbrio. Isso significa que há menos capacidade de processamento disponível para se concentrar em tarefas ou para atingir um fluxo de trabalho produtivo —  e leva a empresa em direção a um estado mais sério de problemas de saúde mental. 

Não existe nenhuma razão para esperar que as pessoas cheguem ao ponto de colapso.

É exatamente por isso que a sua empresa deve adotar a abordagem little and often para o bem-estar – ou seja, cuidar dos colaboradores aos poucos mas com frequência, em vez de esperar até ter tempo e recursos suficientes para fazer tudo ao mesmo tempo.

5 pilares do bem-estar no trabalho

Quando os funcionários estão equilibrados física, mental e emocionalmente, o impacto positivo se reflete no desempenho e no ambiente organizacional. Por isso, vamos explorar os cinco pilares do bem-estar no trabalho: 

  1. Segurança – bem-estar social;
  2. Flexibilidade – bem-estar físico;
  3. Metas – bem-estar em desenvolvimento;
  4. Autonomia – bem-estar psicológico
  5. Apoio – bem-estar emocional;

A seguir, vamos analisar cada pilar com mais detalhes, analisando ideias sobre o que você pode fazer para melhorá-lo na sua empresa.

1. Segurança (bem-estar social) 

Além de fatores pragmáticos, como planos de progressão de carreira, benefícios obrigatórios e segurança financeira, as organizações devem procurar nutrir um senso de segurança psicológica no ambiente de trabalho. 

Quando colaboradores sentem medo de correr riscos, ser rejeitados ou compartilhar suas opiniões, a experiência profissional se torna negativa. Ou seja, ao criar um espaço onde todos se sintam seguros para se expressar, elevamos o bem-estar, a satisfação, a inovação e a produtividade da equipe!

2. Flexibilidade (bem-estar físico) 

É essencial promover um espaço de trabalho flexível para que as pessoas cuidem do seu bem-estar físico. Incentivar práticas como horários adaptáveis, pausas regulares e a possibilidade de trabalhar remotamente contribui para a saúde e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ao proporcionar essa flexibilidade, é possível promover um ambiente onde o bem-estar é valorizado, o que se reflete em maior motivação, produtividade e satisfação entre os colaboradores.

3. Metas (bem-estar em desenvolvimento)

Outra maneira de evitar o esgotamento e priorizar o bem-estar na sua empresa é ajudar os funcionários a permanecerem engajados no trabalho. Desse modo, ter clareza em relação a missão empresarial é um bom começo. Porém, fazer com que eles entendam cada uma de suas responsabilidades e objetivos específicos é superimportante para mantê-los engajados no dia a dia. 

Isso porque é natural do ser humano buscar a certeza de que está trabalhando por algo significativo. 

Nesse contexto, metas significativas são aquelas que parecem alcançáveis, justas e alinhadas aos valores pessoais dos colaboradores. Elas envolvem um resultado que pode ser influenciado diretamente (sem muitos fatores aleatórios). 

Além de nos dar um senso de propósito, essas metas dão a chance dos colaboradores provarem sua competência — e isso pode ter um grande impacto em sua confiança no trabalho. Elas também nos ajudam a priorizar melhor. A partir de objetivos claros, é possível decidir conscientemente onde colocar energia, ou seja, mais foco, e menos distrações e estresse.

4. Autonomia (bem-estar psicológico) 

Quanto mais alto o cargo alcançado na empresa, menos estressado você fica! Pode parecer contraintuitivo, mas, de acordo com um estudo de Harvard, as lideranças são menos estressadas ​​do que suas equipes. Isso se deve em grande parte a uma sensação de controle. Em outras palavras, para cuidar do bem-estar psicológico dos funcionários, também é necessário promover mais autonomia.

Ao permitir que os colaboradores tenham mais controle sobre suas tarefas e decisões, você reduz o estresse e promove um ambiente onde se sentem valorizados e engajados. Em outras palavras, resulta em maior satisfação e desempenho.

5. Apoio (bem-estar emocional)

Como líder, é mais fácil fornecer feedback do que suporte emocional. Isso porque os gestores que trabalham para chegar a uma função de liderança estão mais familiarizados com as tarefas do que com o bem-estar emocional dos colaboradores. 

Um em cada três funcionários afirma que o suporte de saúde mental de sua empresa foi insuficiente nos últimos 12 meses. [3]

Enquanto isso, quatro em cada cinco gerentes se sentiram mal preparados para lidar com os problemas de saúde mental de seus subordinados diretos. Ou seja, é necessário capacitar as lideranças através de treinamentos adequados em saúde mental e recursos para apoiar o bem-estar das pessoas. Até mesmo se mostrar aberto a conversas sobre saúde pode fazer uma grande diferença para os colaboradores. 

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Referências

  1. Working days lost in Great Britain – Statistics 
  2. Is lack of sleep affecting your work? – UK Health Security Agency 
  3. The State of Mental Health in a year of COVID remote working 
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